domingo, 30 de maio de 2010

Educafro em Governador Valadares.

(Retirado blog: www.pimentabravalatina.blig.ig.com.br/ que hoje está em construção/desativado).

Aconteceu em Governador Valadares, no dia 17 de abril, de 2007 uma reunião entre a coordenação regional e membros da OFS (Ordem Franciscana Secular) e das CEB's(Comunidades Eclesiais de Base).

O objetivo foi discutir a possibilidade de fundar um núcleo do Educafro na cidade. Danielle e Frei Fabiano membros do Educafro expuseram a todos o histórico do movimento em Minas e explicaram como funcionam os demais núcleos já existentes.

Segundo alguns participantes, a cidade possui diversos pré-vestibulares comerciais e necessita urgentemente de projetos que priorizem os estudantes carentes e os negros, pois é uma cidade que não tem universidade pública e que vive ainda sob condições conservadoras.

Pretende-se formar um grupo que possa atuar no cursinho comunitário e, quem sabe, daqui a um tempo, somar forças e lutar para o surgimento de uma Universidade Pública em Valadares.

Ficou decidido nessa reunião que este grupo se encontrará para amadurecer essa idéia e a coordenação regional estará acompanhando periodicamente a implantação do Educafro e ajudar no que for preciso.Desejamos boas energias e muito axé a todos de Valadares. Enviado por Lídice Pimenta Pereira.

No mesmo ano de 2007, dia da Consciência Negra os Alunos do Interescolar encenaram uma peça teatral de Monteiro Lobato intitulada Negrinha.

No início de 2008 fizemos uma nova reunião do Educafro com o Movimento Negro de Governador Valadares, com membros da FFB (Família Franciscana do Brasil) e com representantes do Educafro de Belo Horizonte, quando fizemos a todos um chamado para organizar um Núcleo em Governador Valadares.

Agora é a Vez de adubar a plantinha do Educafro, a semente já foi plantada.

Convido os alunos do Interescolar para fazer iniciar um Núcleo e faze-lo crescer já que a sementinha foi plantada em Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário