segunda-feira, 31 de maio de 2010

Núcleo Pedra Negra

No dia 15 de agosto de 2009, sábado, aconteceu em Governador Valadares a aula inaugural do núcleo Educafro/GV, que tem como proposta de nome Pedra Negra, que, em tupi guarani, significa Ibituruna, nome da maior riqueza da cidade, conhecida internacionalmente como a melhor plataforma do mundo para a prática do vôo livre e também querendo referir-se ao público prioritário do curso, que são os afro-descendentes.

Durante a manhã, tivemos uma celebração inter-religiosa presidida pelo Antônio Augusto Alves (Professor Toninho), representante de religião de matriz africana de Govenador Valadares, pelo Frei Fabiano Aguilar Satler e integrantes de religiões evangélicas que, juntos, fizeram uma celebração muito bonita, levando o público a interagir com as orações.

Também aconteceu uma mostra de fotografias, produzida pela professora Terezinha Vilarino, do curso de História da Univale, registrando a história de Valadares, de Figueira até a década de 60. (Santo Antônio de Figueira é o primeiro nome de Governador Valadares)

A Educafro foi amplamente divulgada na Rádio Por um Mundo Melhor, na Rádio Globo e também no jornal Diário do Rio Doce, na página Cultura/Variedades, a qual anunciou o evento com a seguinte manchete: Igualdade, Liberdade e Fraternidade: Exposição fotográfica itinerante e celebração religiosa marcam aula inaugural do projeto “Educafro” em Valadares.

A Conquista de um núcleo da “Educafro” em Valadares é mais uma vitória do Movimento Negro da cidade, que sempre lutou pela melhoria de vida dos seus integrantes. È o que explica o presidente do Órgão Mobilizador da Comunidade Afro-descendente de Governador Valadares (OMCAD), Antônio Augusto Alves (Toninho):

Desde 2003 lutamos para trazer a “Educafro” para Valadares, e após o próprio caminho que a proposta tomou, tendo cada vez mais adeptos, finalmente conquistamos mais esse objetivo. Há 18 anos trabalhamos a conscientização dos negros dentro desse processo de preconceito que ainda existe, e tentamos mostrar que isso ainda está muito além da percepção das pessoas. Viemos discutir esse assunto, e cada vez mais essa discussão se torna acentuada. A Educafro vai nos ajudar muito, possibilitando o ingresso dessas pessoas numa universidade, de forma tranqüila, consciente e determinada, completou. (fonte DRD).

Tivemos também a presença dos nossos queridos alunos, pois, sem eles o Educafro nunca aconteceria. Participou também da cerimônia de abertura a diretora do Centro Interescolar, Ivanete, apoiadores como o Dirley, que está nos ajudando com a divulgação do projeto, professores, pessoas da comunidade, a banda dos alunos da escola, e tantos que vieram nos apoiar nessa nova luta.

A luta para iniciarmos um núcleo do Educafro na cidade nos remete ao dia 17 de abril de 2007, quando aconteceu uma reunião entre a coordenação regional e membros da OFS (Ordem Franciscana Secular) e das CEB's(Comunidades Eclesiais de Base), na qual discutimos a possibilidade de fundar um núcleo aqui.

Na época, Danielle e Frei Fabiano Aguilar Satler, membros do Educafro, expuseram a todos o histórico do movimento em Minas e nos explicaram como funcionam os demais núcleos já existentes, quando alguns participantes da reunião afirmaram que a cidade possui diversos pré-vestibulares comerciais e necessitava urgentemente de projetos que priorizem os estudantes carentes e os negros, já que não tem uma universidade pública.

Lembro-me de que os participantes cogitaram a possibilidade da formação de um grupo para atuar no cursinho comunitário e, quem sabe, daqui a um tempo, somar forças e lutar para o surgimento de uma universidade pública em Valadares.

No mesmo ano de 2007, dia da Consciência Negra, os alunos do Interescolar encenaram uma peça teatral de Monteiro Lobato intitulada Negrinha, que conta a história de sofrimento de uma menina negra e órfã, que sofreu preconceito, abandono e tortura até morrer, dirigida por Naza Amaral.

No início de 2008 fizemos uma nova reunião do Educafro com o Movimento Negro de Governador Valadares, com a presença de membros da FFB (Família Franciscana do Brasil) e da Dani, representante do Educafro de Belo Horizonte, quando fizemos a todos um chamado para organizarmos um núcleo em Governador Valadares.

Agora é a vez de adubar a plantinha do Educafro, pois a sementinha já foi plantada, com a ajuda do Frei Adelmo, ofm, entre outros colaboradores. Convidamos, assim, os alunos do 3° ano do Interescolar para iniciarmos um núcleo aqui e fazê-lo crescer.

Nesse novo núcleo que se inicia teremos três matérias novas e muito importantes para a formação dos educandos que é o Francês, que vai ser ministrado pela professora Zilmar, e a Sociologia, ministrada pela professora Ariane e direito e cidadania, ministrado pelo Waldir Pereira que é bacharel em direito.

Depois de toda essa trajetória de luta, hoje estamos comemorando o início das aulas no Núcleo Educafro em Governador Valadares, que a cada dia recebe mais alunos.


Por Lídice Gomes Pimenta da Silva Pereira, OFS, coordenadora e professora de História do Núcleo Educafro de Governador Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário