quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cotas sim, Genocídio não! Começa campanha por coletas de assinaturas do PL que propôe cotas sociais e raciais em SP



No mês de julho, a Frente Pró-Cotas Raciais de São Paulo, lançou a iniciativa de um PL (Projeto de Lei) popular que defenda as cotas sociais e raciais nas universidades de São Paulo. Nós, do Quilombo Raça e Classe e ANEL, acreditamos que essa iniciativa é de suma importância para que o movimento negro de um dos estados mais racistas do país comece a dar um basta ao racismo! Segundo nota divulgada no seminário de Cotas promovido pela ANEL, atualmente, 76% de alunos matriculados no ensino superior público no estado de São Paulo são estudantes declarados brancos, o que demonstra o abismo social e racial que excluí os negros das universidades públicas.


Sabemos que o estado de São Paulo é o lugar onde Amarildos, Ricardos e Lurdinhas (funcionária desaparecida da Faculdade de Direito da USP) não são exceção, mas regra. É o estado com uma das polícias militares mais violentas do mundo; um dos locais onde se coloca uma estátua de uma criança negra em alusão à escravidão como elemento decorativo em um supermercado; o lugar onde crianças negras são expulsas de restaurantes. Em suma, São Paulo é um estado racista, que reserva aos negros e aos pobres uma política sistemática de criminalização, exclusão e violência.


É necessário que o governo do PSDB pare de responder com balas e prisões à população negra e passe a possibilitar outro futuro para o nosso povo. Por isso, defendemos a implementação imediata de cotas sociais e raciais nas universidades de SP para que a juventude negra não tenha como destino só o caixão ou a cadeia. Mas também para que seja reconhecida a violência e opressão cotidiana que sofremos.


Nesse sentido, 2012 foi marcado por uma grande ofensiva do movimento negro, que após mais de 30 anos de luta, alcançou vitórias categóricas com relação ao reconhecimento da constitucionalidade das cotas raciais e sua implementação nas universidades. De lá para cá foram diversos avanços!


A Frente Pró-Cotas Raciais de SP, a qual nós da ANEL e do Quilombo Raça e Classe também somos parte, lança uma proposta de PL para que tenhamos avanços na implementação de cotas no estado de SP. Precisaremos de uma grande movimentação dos muitos ativistas que estão construindo conosco essa campanha. São necessários cerca de 200 mil assinantes para que a PL seja pautada. Nós construiremos essa campanha por entender a importância das cotas raciais e a urgência da medida. Além disso, acreditamos ser necessário, com o avanço do debate, ampliar ainda mais, para que dentro das universidades esteja refletida a real proporção de negros que temos em nosso estado, segundo o IBGE; além de também fazermos a exigência do financiamento público na educação, visando a garantia de uma rúbrica específica de permanência estudantil aos cotistas.


Por fim, fazemos um convite para todos os ativistas que se somem a nós em mais essa luta! Procurem os militantes da ANEL ou do Quilombo para organizarmos debates em nossos cursos e locais de trabalho. A CSP-Conlutas SP, será um polo da campanha para retirada e entrega de listas. Precisamos botar a campanha na rua!


Mais informações sobre listas e como organizar o plebiscito em:




CSP CONLUTAS SP- Endereço:Praça Padre Manoel da Nóbrega, 16 no 4 andar. Centro.





Por Executiva Estadual da ANEL-SP e Quilombo Raça e Classe-SP

- See more at: http://cspconlutas.org.br/2013/08/cotas-sim-genocidio-nao-comeca-campanha-por-coletas-de-assinaturas-do-pl-que-propoe-cotas-sociais-e-raciais-em-sp/#sthash.W58jqtPM.dpuf

http://cspconlutas.org.br/2013/08/cotas-sim-genocidio-nao-comeca-campanha-por-coletas-de-assinaturas-do-pl-que-propoe-cotas-sociais-e-raciais-em-sp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário